Parceria Banco do Brasil

Pronampe Mais Crédito para sua Empresa

Reforçando a nossa parceria com as Micro e Pequenas empresas, em 2022 o Banco do Brasil continuará atuando no Pronampe, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento do seu negócio.

O que é o Pronampe?

É a linha de capital de giro vinculada ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), estabelecido pela Lei nº 13.999, de 19 de maio de 2020 e tornado permanente pela Lei Nº 14.161, de 2 de junho de 2021.

A linha será reaberta em breve, assim que as novas regras forem regulamentadas.

Quais são as condições de contratação?

Cada empresa deverá autorizar o compartilhamento de dados de faturamento da Receita Federal com o banco onde o Pronampe será contratado.

Características e diferenciais do Pronampe

·         Dados compartilhados no e-CAC

Agora a empresa precisa autorizar a Receita a compartilhar os dados do seu faturamento com o banco.

·         Público-alvo

Empresas constituídas há mais de um ano, com faturamento em 2021 de até R$ 4,8 milhões, conforme base da Receita Federal

·         Carência fixa

A empresa que contrata Pronampe no BB conta com carência de 11 meses para começar a pagar.

·         Taxas e Encargos Financeiros

O Pronampe tem taxa de 6% a.a. + Selic, alíquota zero de IOF, sem cobrança de tarifas de crédito ou seguros.

·         Prazo fixo

Sua empresa terá 48 meses para pagar, já incluída a carência de 11 meses.

·         Garantias

Serão aceitas como garantia fiança/aval do empresário ou sócios, e o FGO (Fundo Garantidor de Operações).

Dados compartilhados no e-CAC

A autorização de compartilhamento com o Banco do Brasil está disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Um dos representantes da empresa deverá acessar o e-CAC com seu perfil de CPF e autorização de compartilhamento das informações sobre o faturamento da empresa no último exercício. A autorização não pode estar vencida no momento da contratação.

Como a autorização é dada para um ano calendário específico, considere informar um prazo maior de validade, como 1º de maio do próximo ano, data em que a empresa terá entregado a declaração do novo exercício.

Além disso, o Pronampe tornou-se um programa permanente e poderá contar com recursos novos ao longo do ano. Com uma validade maior, é só solicitar a contratação*, se desejar, quando esses recursos estiverem disponíveis.