Recicla CDL 2019

A 9ª edição do Recicla CDL Fraiburgo ocorreu na quinta-feira, 15 de agosto, e arrecadou 7,5 toneladas de resíduos eletrônicos. A comunidade entregou a coleta na sede da entidade.

O caminhão Eco Centro Sul ficou responsável pela destinação correta das televisões, rádios, computadores, entre outros aparelhos eletrônicos. A CDL agradeceu pelo apoio e manifestou que a população de Fraiburgo está cada vez mais consciente em relação à preservação do meio ambiente.

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, em 2016, foram criadas 44,7 milhões de toneladas de “lixo eletrônico” no mundo. Desse total, apenas 20% (ou seja, 8,9 milhões de toneladas) foram reciclados, sendo o Brasil  o maior produtor de resíduo eletrônico da América Latina com 1,5 mil toneladas por ano.  O mesmo número leva o país até a 7ª posição quando o ranking se torna mundial.

Os dados são alarmantes, por isso, ações imediatas que gerem consciência na população a respeito do descarte de materiais obsoletos e de consumo consciente são tão essenciais nos dias hoje. Atuante na causa, a FCDL/SC desenvolveu o Recicla CDL em 2011. O programa, que conta com a parceria das CDLs catarinenses e  com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA),  já destinou corretamente mais de 900 toneladas de resíduos eletrônicos no Estado.