4 maneiras de atrair o consumidor na Black Friday

Black Friday, que este ano será realizada em 29 de novembro, já se tornou a data mais esperada do ano para quem gosta de comprar e, consequentemente, para quem vende também. Quando falamos em bens duráveis, como eletrodomésticos, por exemplo, a data já superou até o Natal.

A Black Friday é considerada uma data em que muitas compras são feitas por impulso, onde o consumidor compra algo que necessita para não perder a oportunidade de gastar menos

“Com isso, o foco maior são os descontos e esse é o primeiro dos pontos para se diferenciar do concorrente: quanto mais desconto, mais venda!”, afirma Stenio Souza, presidente da Smollan iTrade, empresa internacional de soluções para o varejo.

Confira, a seguir, 4 dicas para limpar o estoque na edição 2019 da Black Friday:

1- COMUNIQUE-SE

Para que o cliente saiba dos seus descontos e produtos, organizar toda a comunicação antes e durante a data é peça chave para o sucesso das vendas. Investir em anúncios em redes sociais como Facebook, Instagram, Google e YouTube, ter o site organizado e chamativo, colocar banners e cartazes pelo ponto de venda são algumas táticas para chamar a atenção do consumidor

2- SEM ‘BLACK FRAUDE’

Um ponto de bastante atenção para os varejistas é o dos descontos reais, e não aqueles em que a marca/loja aumenta o preço dos produtos um pouco antes da Black Friday para depois abaixar durante a data, como já aconteceu em algumas outras ocasiões. “Essa prática é ilegal, e pode ser condenada como crime pelo Código de Defesa do Consumidor”, lembra.

3- O PODER DE UM COMBO

Outra tática que faz brilhar os olhos dos clientes e que já é bastante comum durante a Black Fridayé o combo de produtos por um preço ainda mais baixo. Por exemplo: a TV de 50 polegadas custa R$ 3 mil, e se você levar também uma de 32, que custa R$ 2 mil, as duas saem por R$ 4 mil.

“Esse tipo de junção de produtos é algo que faz bastante sucesso nos pontos de venda. Além disso, trabalhar com programas de pontuação diferenciados durante a data pode ser uma boa estratégia também”, afirma Souza. “Se a sua marca/loja já possui um programa de fidelidade para o consumidor, onde depois de certa quantidade acumulada ele possa trocá-los por algum outro produto, é possível fazer com que a soma durante a Black Friday valha o dobro, por exemplo.”

4- LOGÍSTICA É TUDO

Se na Black Friday os canais online são os que costumam ter descontos mais agressivos – e claro, vendem mais -, é imprescindível que o varejista tenha uma logística de entregas muito bem organizada, para que os objetos vendidos cheguem aos consumidores no prazo.

E, no caso do offline, o mais importante é organizar corretamente a exposição dos itens e, principalmente, não deixar faltar estoque. “Aqui, uma boa tática pode ser o mapeamento de intenção de compra de cada categoria por região, para poder abastecer os locais com os produtos certos para os consumidores certos”, diz Souza. “Assim, a ocasião será mais proveitosa para os dois lados: cliente feliz com a compra, e varejista contente com a queima de estoque”, finaliza.

Fonte: Diário do Comércio

Tags:

• Varejo em Pauta 09/08/2021

• Pesquisa da CNDL/SPC Brasil mostra que 67% dos consumidores pretendem comprar presente(s) no Dia dos Pais este ano

• Inadimplência pode disparar no primeiro trimestre de 2021